quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sede de quê? Fome de quê?

No "Financial Times" de hoje há uma reportagem que diz que a Arábia Saudita vai reduzir a produção de trigo, isso mesmo trigo produzido no deserto, para poupar água, seu bem mais precioso. Chega a soar estranho para um país que quase se afoga em petróleo afirmar que água é seu bem mais precioso. Entretanto é fácil de entender porque ninguém bebe petróleo ou come nota de dólar que só são úteis na medida em que há água ou comida para serem comprados. Na mesma edição, outra reportagem fala que os governos de vários países estão buscando acordos secretos com países produtores de alimentos para garantir a comida de suas populações.

As tvs mostram a revolta de populações de países pelo aumento dos alimentos. Assisto na tv o descontentamento dos franceses com o aumento de preços. E as estrofes da música Comida parecem perguntas cruéis ao povo que briga pela sobrevivência.

bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?

A fome ainda é de pão e a sede ainda é de água. As demais fomes e sedes podem esperar porque sem barriga cheia ninguém consegue pensar em muito mais a não ser ficar vivo. É irônico que uma das causas dessas revoltas é o fato de muitos pobres terem começado a comer. É cruel perceber no mundo atual que o acesso à comida e água disponíveis depende de que muitos continuem famélicos.

Os preços altos dos alimentos podem ser boa notícia para os países produtores mas não necessariamente para suas populações que também pagarão mais caro para comer. E seguramente os países europeus não irão parar de subsidiar seus agricultores porque pior do que ter de pagar mais caro por alimentos é não ter de quem comprá-los. Portanto, poucas chances de os europeus deixarem sua segurança alimentar depender das importações de países produtores de alimentos como o Brasil.

Há algum tempo atrás se dizia o que o capital financeiro e a tecnologia eram os fatores mais importantes para os países se desenvolverem. Hoje me parece que as matérias primas voltaram ao palco como divas já que o homem continuará a sentir sede e fome. E um possível cenário sombrio é que países deixarão de ser invadidos por petróleo mas por água e terras cultiváveis.


Nenhum comentário: