domingo, 4 de maio de 2008

Sampa

Desci no aeroporto de Lisboa vindo de Nice e imediatamente fui levado para o vôo para São Paulo. Nunca foi tão rápido passar pela checagem de passaporte. No ônibus para o avião já dava para saber que estava no Brasil pois três brasileiros, duas mulheres e um homem, falavam bem alto e o cara escutava música em alto volume no seu celular. Não consigo explicar porém havia no modo de falar dos três um quê de jeito esperto, de jeitinho brasileiro de falar. Fala-se muito do famoso jeitinho brasileiro como uma capacidade de ser flexível mas para mim muitas vezes parece ser o jeito de se levar vantagem.

Pela primeira vez peguei uma fila enorme para passar pelo controle de passaporte num aeroporto brasileiro. Anteriormente os policiais apenas olhavam os passaportes, agora checam os dados no terminal de computador. Um policial federal buscava nas filas os brasileiros expulsos de Portugal e os deixavam sentados aguardando, talvez, por algum procedimento especial. O certo é que o policial tornava a situação dos três jovens mais embaraçosa do que já era.

E o trânsito intenso e vagaroso me esperava para saudar o meu regresso a Sampa.

Um comentário:

Jotta disse...

Meu caro Luis,

que tal o regresso a sampa? Que tal o regresso a casa? Que tal o abrir a porta de casa? Que tal o abrir de malas e colocar as coisas no seu lugar?

Que tal se sente a França aí em Sampa?

Tudo para querer saber: como foi voltar?