quarta-feira, 14 de maio de 2008

As péssimas mudanças

Para não dizer que tudo está na mesma após 8 meses fora de Sampa, o trânsito piorou. O estado caótico do atual trânsito deve-se às políticas públicas que privilegiaram o transporte individual em detrimento do transporte de massa e, ultimamente, ao crescimento econômico. Os financiamentos longos causaram recordes na produção e venda de automóveis, a tecnologia flex dos carros novos permitiu que os motoristas pudessem optar entre o álcool e a gasolina. Desse modo os motoristas brasileiros podem escapar da gasolina cara e encher a cara do automóvel com álcool barato. Resultado final: horas gastas num trânsito que cada vez se move menos.

Ontem na feira fui surpreendido com o aumento de 25% no preço do pastel. Ainda assim continua gostoso e barato, R$ 2,50, o equivalente a menos de € 1 que não comprava nada parecido na Riviera. E os demais preços começam a refletir a alta dos alimentos enquanto computadores ficam mais baratos.

Ontem Marina Silva pediu demissão do cargo de Ministra do Meio-Ambiente. Para muitos ela poderia ser uma chata, inflexível por defender os princípios nos quais acreditava. Em vários órgãos subordinados ao ministério houve casos de corrupção mas nenhum respingou nela que sempre me pareceu íntegra, e sinceramente espero que essa imagem perdure. As desventuras dela no ministério são a faceta do governo petista, e sejamos justos, também dos governos que antecederam. Quando se lê os jornais, tem-se a impressão que a devastação das florestas parece ser causada por gente inescrupulosa que não respeita as leis. De fato é política oficiosa patrocinada pelos governantes da região. No Mato Grosso, o governador é o maior plantador individual de soja do mundo. É a raposa tomando conta do galinheiro e todos fazem cara de espanto e surpresa com o desaparecimento das galinhas.

Nenhum comentário: