quinta-feira, 27 de março de 2008

E por que não?

O desejo apareceu e os empurrões necessários vieram, e dou por inaugurado meu porta-voz "online".

O título, esse veio de tanto ver escrito nos prédios franceses: Liberté, Égalité e Fraternité. Para 1789, expressaram os ideais da Revolução Francesa. Seguramente na época a cor da pele dos franceses era mais clara, os imigrantes ainda não estavam estabelecidos aqui, a língua francesa era para o mundo o que o inglês é hoje, as mulheres eram donas de casa e os maridos eram donos das esposas, e por aí vai. Em suma era mais fácil pensar em liberdade, igualidade e fraternidade para um país mais homogêneo ainda que economicamente díspare. E eu metido a besta, resolvi achar que faltava algo ao trinômio: diversidade.

Não sou filósofo, não li os filósofos, nem sei se Aristóteles precedeu Sócrates ou se foi o contrário, não obstante tenho o direito expressar o que penso. Todo esse discurso para explicar porque diversidade no título e não diferença mesmo que sejam sinônimos. Não quis usar diferença porque ao dizer que o outro é diferente, eu estou me fazendo de referência, portanto é o outro que está fora do padrão. Prefiro diversidade, várias formas de ser, de amar, de ver o mundo, de acreditar em Deus, de ser de outras culturas, de falar outros idiomas, de deixar cada um ser um ser humano único.

E portanto, liberdade, igualdade, fraternidade e diversidade para o mundo inteiro. A França foi apenas a musa do título.

Um comentário:

Jotta disse...

E porque sim!!! Porque escreves bem, porque és uma pessoa culta, interessado, atento. E porque tens sentido de humor e sabes satirizar. E porque, como disseste a alguém há uns tempos, 'o dom da escrita deve ser compartilhado'.
Uma nota final: o título do blogue é um achado.